ACT SAFEWEB

Em maio de 2014, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) recebeu a solicitação de credenciamento da Autoridade de Carimbo do Tempo ACT Safeweb. Após, o processo foi encaminhado à Diretoria de Auditoria, Fiscalização e Normalização. E, em novembro do mesmo ano, a ACT Safeweb foi homologada pelo ITI, órgão vinculado à Casa Civil que mantém a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), para fornecer o carimbo do tempo, certificado que confirma a existência do documento eletrônico e assinatura digital em um determinado dia e hora. 

O diferencial da ACT Safeweb é o uso de certificado de atributo em tudo que exija o controle de prerrogativas. A certificação digital, propriamente, legitima quem a pessoa física ou jurídica é, mas o certificado de atributo garante as qualificações no mundo da Internet. Este traz uma inovação perante o certificado digital, porque vincula tanto as competências, como as responsabilidades e qualificações das pessoas que são certificadas, por isso, utiliza-se certificado de atributo para garantir todas as autorizações do sistema.

Autoridade Certificadora do Tempo

Uma Autoridade Certificadora do Tempo (ACT) é uma entidade na qual os usuários de serviços de Carimbo de Tempo confiam para emitir Carimbos de Tempo. A ACT tem a responsabilidade geral pelo fornecimento do carimbo de Tempo, conjunto de atributos fornecidos pela parte confiável do tempo que, associado a uma assinatura digital, confere provar a sua existência em determinado período.